Conheça-se e seja plena!

Estudos científicos apontam que o autoconhecimento é um processo que nos permite ter uma boa autoestima, nos torna mais fortes para encararmos momentos difíceis e situações estressantes, proporcionando sentimento de auto-satisfação e auto-realização, sentimentos esses, que são essenciais para a felicidade. 

Autoconhecimento, o que é?

Segundo a Psicologia, o  autoconhecimento é o conhecimento de um indivíduo acerca de si mesmo.

Porém, este conhecimento de si mesmo não pode ser um simples acúmulo de informações, e sim a construção de um saber próprio, que te faz enxergar questões que, antes, não seriam percebidas, ou que você não admitiria por não ter uma intimidade com você mesma.

Quando uma pessoa se conhece bem, ela é capaz de controlar suas emoções boas ou ruins, não agindo impulsivamente, conseguindo fazer escolhas mais assertivas nas mais diversas áreas da vida.

O autoconhecimento é um processo que pode trazer transformações de forma verdadeira e significativa para a sua vida, pois, nesse processo você passa a conhecer suas partes vulneráveis, seus conflitos e resistências.

Assim, você pode trabalhar esses pontos para melhorá-los e também passa a conhecer  suas potencialidades, habilidades e características positivas, podendo fortalecê-los e aprimorá-los.

O controle emocional que o autoconhecimento proporciona ao indivíduo, evita que ele sofra com sentimentos como baixa autoestima, ansiedade, depressão, instabilidade emocional, levando-o a resolver de forma construtiva e produtiva, os mais variados problemas e situações adversas.

Conhecendo sua identidade

Existem muitas pessoas que não estão satisfeitas com o seu emprego atual, outras que não conseguem se relacionar bem com os familiares, amigos e nem com os demais.

Algumas se mostram descontentes consigo mesmas, porém, muitas delas não sabem nem o que fazer para mudar essas situações, pois, sequer, sabem o que é melhor para elas mesmas…

Não têm objetivos bem definidos e vivem conforme o famoso dito popular “deixa a vida me levar”, vivendo apenas de acordo com as circunstâncias.

Você não conseguirá estabelecer metas significativas, se planejar, se organizar para realizar planos grandiosos, nem ter bons relacionamentos e se sentir bem consigo mesmo,  se você não tem objetivos traçados…

…Se não sabe quais são as pessoas realmente importantes para sua vida, se não consegue identificar o que te motiva, o que te faz sentir alegre e feliz.

O autoconhecimento te leva a definir qual é a sua identidade, quem é você, e sua posição em relação ao mundo e a você mesma.

Pessoas como Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King e Mahatma Gandhi são exemplos de pessoas que tinham sua identidade bem definidas.

Tinham clareza em relação aos valores que lhes eram importantes e lutaram por seus ideais e objetivos, deixando para o mundo um legado de feitos e são lembrados também por suas lições de vida, que, ainda hoje, inspiram a muitos.

Podemos perceber que cada um deles tiveram sua própria história e sua própria identidade, e fizeram tudo para que suas vidas fossem vividas em pró de  algo que lhes eram importante e grandioso.

Você também possui uma identidade especial! Assim como o DNA que você possui, sua identidade é única! Podem existir pessoas semelhantes a você, mas não iguais. 

A prática do autoconhecimento lhe permite definir sua identidade e descobrir quem você realmente é.

Definir sua Identidade faz com que você obtenha clareza sobre sua vida, contribuindo para que tome decisões e faça escolhas assertivas para você, além de te permitir concentrar seus esforços e energia na realização dos seus sonhos e objetivos.

Ao conhecer a sua identidade você se torna capaz de identificar e definir ações que trarão equilíbrio entre seu corpo físico, sua mente, suas emoções e seu espírito.

Ações que lhe ajudaram a desempenhar seus papéis e seus relacionamentos de forma efetiva e construtiva. Sua identidade te faz caminhar no sentido da felicidade, da satisfação pessoal e daquilo que realmente tem valor pra você.

Ao se conhecer melhor, você se torna capaz de escutar críticas de forma a absorver somente o que é efetivamente necessário para te tornar melhor.

Consegue melhorar a qualidade dos relacionamentos com as pessoas importantes pra você e deixa de viver meramente pelas circunstâncias, deixa de ficar simplesmente vendo a vida passar…

…E começa a fazer as coisas que realmente tem significado pra você, valorizando cada minuto do seu precioso tempo, construindo uma vida que te deixe orgulhosa, satisfeita e PLENA!

Comece a se autoconhecer respondendo a perguntas como as seguintes:

  1. Quais os valores que você não abre mão?
  2. Quais são sua qualidades?(pelo menos 4)
  3. Quais são seus defeitos?(pelo menos 4)
  4. O que te motiva e te deixa feliz?
  5. O que te deixa triste?
  6. Você age no impulso, ou têm controle de suas emoções?
  7. Quais os principais papéis que você exerce hoje? (mãe, filha, empreendedora, estudante, amiga, voluntária, esposa, esportista, funcionária, dona de casa, pianista, você mesma, cuidadora, etc)
  8. Como é  e o que você pode fazer para melhorar os relacionamentos com as pessoas que você convive quando está exercendo cada um dos seus papéis?
  9. Quais são os seus objetivos e sonhos?

“como seres humanos, nossa grandeza não está tanto em ser capaz de refazer o mundo… mas em ser capaz de refazer a nós mesmos”

MAHATMA GANDHI

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. digitalmais disse:

    Quando me conheço, me torno mais forte